HOSPITAL DO CORAÇÃO OCTÁVIO QUÉRCIA: REFERÊNCIA REGIONAL COM QUALIDADE ABSOLUTA
Unidade Coronariana do Grupo Santa Casa de Franca – o Hospital do Coração “Octávio Quércia” – é referência em tratamento de doenças cardiológicas para Franca e 21 municípios da região do DRS-VIII (Departamento Regional de Saúde do Estado de São Paulo).
Inaugurado em 20 de agosto de 1988, já realizou mais de 50 mil procedimentos (entre cirurgias, angioplastias, hemodinâmica, entre outros), mantendo um atendimento especializado, fruto da alta qualificação de seus profissionais e do investimento em equipamentos com tecnologia de ponta, que fazem deste hospital um dos três centros especializados mais respeitados do Estado de São Paulo. O paciente que chega ao Hospital do Coração de Franca tem ao seu dispor recursos que variam desde a primeira consulta para o tratamento até os mais complexos procedimentos cirúrgicos. Oitenta por cento destes procedimentos são resultado de um trabalho de acompanhamento de sintomas que levam a um diagnóstico preciso, sempre com o objetivo maior de salvar vidas!
A unidade conta ainda, com um amplo parque tecnológico voltado para diagnósticos de alta precisão, inteiramente à disposição da população de Franca e dos municípios vizinhos, disponibilizando tecnologia de ponta para exames diagnósticos e tratamentos como: Raio X Digitalizado, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia, Ecocardiograma, Densitometria Óssea, Mamografia, Eco Dopller de Vasos, Mapa/Holter, Teste Ergométrico, Eletroencefalograma e Eletrocardiograma; Ressonância Magnética (a única na cidade e na região para atendimento ao público do SUS); Litotripsia Extracorpórea de Cálculos Renais e Laser para Litotripsia-Transureteral, entre outros.
O hospital possui um importante e indispensável serviço de Hemodinâmica, implantado no ano de 1995 e recebendo constantes atualizações tecnológicas em seus equipamentos, que auxiliam no diagnóstico exato dos problemas cardíacos e, cada vez mais obtém sucesso na solução destes. Este recurso tem sido muito bem aceito por apresentar baixo índice de traumas e gerar menos riscos para o paciente. Em 2010 a Diretoria Administrativa do Grupo fez a aquisição de um novo equipamento de Hemodinâmica totalmente digitalizado (substituindo o anterior) aperfeiçoando a visualização e expandindo a área de atuação dos diagnósticos. Por ano, são realizados mais de 2 mil procedimentos, sendo 20% dos casos resolvidos sem uma intervenção posterior do cirurgião.
Dr. Laurence Dias de Oliveira (Diretor Técnico do HC), Leda Junqueira (Fisioterapeuta Intensivista), Wiviane Mendes Nogueira (Gerente Assistencial do HC), Tony Graciano (Presidente Voluntário do Grupo Santa Casa de Franca) e Thiago Silva (Superintendente do Grupo Santa Casa)
A diretoria administrativa, corpo clínico e equipes técnicas trabalham constantemente para que o Hospital do Coração esteja em perfeito funcionamento de suas atividades, mantendo constantes investimentos em manutenção e aquisição de equipamentos, especialização de seus médicos e melhorias de suas instalações. A aquisição de novas tecnologias e melhorias gerais são possíveis graças ao relacionamento da instituição com as esferas políticas, que apoiam e direcionam emendas parlamentares e demais recursos disponíveis para investimento em saúde e também a participação da população, que constantemente faz doações para os hospitais do Grupo Santa Casa de Franca e participa de ações em prol da instituição.
Dr. Rogério Campos Cintra Volpe, médico oncologista e diretor clínico do Hospital do Coração, falou: “Como médico do corpo clínico do Grupo Santa Casa de Franca venho observando ao longo dos anos a grande evolução do Hospital do Coração – que é a unidade coronariana do Grupo – e as melhorias têm sido de grande relevância. Atualmente, estando na diretoria clínica do hospital, é muito gratificante atuar junto aos colegas médicos e aos profissionais das equipes multidisciplinares, pois todos são altamente qualificados em suas funções, o que proporciona um alto índice de resolutividade nos casos dos pacientes que atendemos, elevando o nível do Hospital do Coração de Franca e posicionando a instituição em um patamar de referência regional e também estadual; mantemos ainda, constante contato com outros hospitais de referência e com as universidades locais com estágios e residência médica, justamente para incentivar o ensino, a pesquisa e o compartilhamento de conhecimento técnico-científico, o que projeta cada vez mais a qualidade da prestação de serviços de saúde. Agradeço a todos os profissionais e à nossa diretoria administrativa e técnica que nos apoiam nas decisões para as melhorias em prol da população de Franca e região”, concluiu o diretor clínico.
O médico Dr. Laurence Dias de Oliveira, diretor técnico, falou sobre o hospital: “Como médico e diretor técnico do Hospital do Coração ressalto a excelência do atendimento e a satisfação que nós temos de trabalhar nesta instituição. Também vejo isso entre os colaboradores, o que só ressalta o valor de se ter um Grupo Hospitalar de alto padrão como o nosso. Hoje somos um Hospital de Ensino muito bem estruturado para receber alunos e residentes que aqui aprendem com uma medicina de alto nível. Além disso, o hospital tem uma ala COVID que se tornou referência pelos métodos e práticas no tratamento da doença, tendo inclusive sendo convido pelo InCor para transmitir os conhecimentos para profissionais de outros centros. Assim, o modelo de gestão da Santa Casa de Franca se faz a partir de pessoas com perfil de abnegação e solidariedade, contando com indivíduos de grande capacidade que compõem a diretoria administrativa. Parabéns a todos pelo aniversário do nosso querido Hospital do Coração!”, finalizou.
Tony Graciano, presidente voluntário do Grupo Santa Casa de Franca, formado pelas unidades Santa Casa (Hospital Geral), Hospital do Câncer e Hospital do Coração, falou: “Para nós, diretores administrativos, corpo clínico e equipes técnicas, é motivo de grande orgulho poder oferecer à população de Franca e região uma unidade coronariana de alta performance, equiparada aos três maiores centros de cardiologia do Estado – e que ao longo destes trinta e três anos vem crescendo e melhorando continuamente em qualidade, humanização e resultados. Por isso parabenizo a todos que diariamente se entregam de corpo e alma para fazer o melhor trabalho e salvar vidas humanas!”, concluiu o presidente.